quinta-feira, 4 de junho de 2009

3º encontro

>CURSO PROINFO



Roseli Rodrigues

Encontro 3

rorodrigues@seed.pr.gov.br

rosedrygues.blogspot.com

O envolvimento das mídias na sala de aula


AS MÍDIAS EDUCAM

Apesar do computador e a internet serem ótimos facilitadores, ainda precisamos dos meios de comunicação audiovisuais, para o desempenho educacional dos alunos.

Os alunos de hoje se comunicam de forma polivalente, com o concreto, a imagem em movimento, escola precisa valorizar a imagem e essas linguagens deles para o conhecimento, e não somente utilizar o desenvolvimento da escrita e do raciocínio lógico. É fundamental que a criança aprenda a equilibrar o concreto e o abstrato, a passar da espacialidade e contiguidade visual para o raciocínio sequencial da lógica falada e escrita. Não se trata de opor os meios de comunicação às técnicas convencionais de educação, mas de integrá-los, de aproximá-los para que a educação seja um processo completo, rico, estimulante.

8 comentários:

  1. Uma função é uma maneira de associar a cada valor do argumento x um único valor da função f(x). Isto pode ser feito especificando através de uma fórmula um relacionamento gráfico entre diagramas representando os dois conjuntos, e/ou uma regra de associação, mesmo uma tabela de correspondência pode ser construída; entre conjuntos numéricos é comum representarmos funções por seus gráficos, cada par de elementos relacionados pela função determina um ponto nesta representação, a restrição de unicidade da imagem implica em um único ponto da função em cada linha de chamada do valor independente x.

    As funções exponenciais são aquelas que crescem ou decrescem muito rapidamente. Elas desempenham papéis fundamentais na Matemática e nas ciências envolvidas com ela, como: Física, Química, Engenharia, Astronomia, Economia, Biologia, Psicologia e outras.


    DEFINIÇÃO

    A função exponencial é a definida como sendo a inversa da função logarítmica natural, isto é:



    Podemos concluir, então, que a função exponencial é definida por:



    GRÁFICOS DA FUNÇÃO EXPONENCIAL

    Função exponencial

    0 < a < 1


    Função exponencial

    a > 1

    f: lR lR

    x ax





    ● Domínio = lR

    ● Contradomínio = lR+

    ● f é injectiva

    ● f(x) > 0 , ⍱ x Є lR

    ● f é continua e diferenciável em lR

    ● A função é estritamente decrescente.

    ● limx→ -∞ ax = + ∞

    ● limx→ +∞ ax = 0

    ● y = 0 é assimptota horizontal




    f: lR lR

    x ax





    ● Domínio = lR

    ● Contradomínio = lR+

    ● f é injectiva

    ● f(x) > 0 , ⍱ x Є lR

    ● f é continua e diferenciável em lR

    ● A função é estritamente crescente.

    ● limx→ +∞ ax = + ∞

    ● limx→ -∞ ax = 0

    ● y = 0 é assimptota horizontal


    PROPRIEDADES DA FUNÇÃO EXPONENCIAL

    Se a, x e y são dois números reais quaisquer e k é um número racional, então:

    *
    ax ay= ax + y
    *
    ax / ay= ax - y
    *
    (ax) y= ax.y
    *
    (a b)x = ax bx
    *
    (a / b)x = ax / bx
    *
    a-x = 1 / ax

    Estas relações também são válidas para exponenciais de base e (e = número de Euller = 2,718...)

    *
    y = ex se, e somente se, x = ln(y)
    *
    ln(ex) =x
    *
    ex+y= ex.ey
    *
    ex-y = ex/ey
    *
    ex.k = (ex)k


    CONCLUSÃO

    Podemos dizer que as funções são utilizadas no nosso dia a dia. Em cálculos rotineiros como em juros, produtividade de uma empresa...
    Pode ser expressa graficamente, o que facilita a visualização do cálculo.

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  2. manuela n°26
    adrielle n°01
    serie:1°B

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  3. FUNÇÃO EXPONENCIAL

    Conta a lenda que um rei solicitou aos seus súditos que lhe inventassem um novo jogo, a fim de diminuir o seu tédio. O melhor jogo teria direito a realizar qualquer desejo. Um dos seus súditos inventou, então, o jogo de xadrez. O Rei ficou maravilhado com o jogo e viu-se obrigado a cumprir a sua promessa. Chamou, então, o inventor do jogo e disse que ele poderia pedir o que desejasse. O astuto inventor pediu então que as 64 casas do tabuleiro do jogo de xadrez fossem preenchidas com moedas de ouro, seguindo a seguinte condição: na primeira casa seria colocada uma moeda e em cada casa seguinte seria colocado o dobro de moedas que havia na casa anterior. O Rei considerou o pedido fácil de ser atendido e ordenou que providenciassem o pagamento. Tal foi sua surpresa quando os tesoureiros do reino lhe apresentaram a suposta conta, pois apenas na última casa o total de moedas era de 263, o que corresponde a aproximadamente 9 223 300 000 000 000 000 = 9,2233.1018. Não se pode esquecer ainda que o valor entregue ao inventor seria a soma de todas as moedas contidas em todas as casas. O rei estava falido!

    A lenda nos apresenta uma aplicação de funções exponenciais, especialmente da função y = 2x.

    As funções exponenciais são aquelas que crescem ou decrescem muito rapidamente. Elas desempenham papéis fundamentais na Matemática e nas ciências envolvidas com ela, como: Física, Química, Engenharia, Astronomia, Economia, Biologia, Psicologia e outras.


    DEFINIÇÃO

    A função exponencial é a definida como sendo a inversa da função logarítmica natural, isto é:



    Podemos concluir, então, que a função exponencial é definida por:



    GRÁFICOS DA FUNÇÃO EXPONENCIAL

    Função exponencial

    0 < a < 1


    Função exponencial

    a > 1

    f: lR lR

    x ax





    ● Domínio = lR

    ● Contradomínio = lR+

    ● f é injectiva

    ● f(x) > 0 , ⍱ x Є lR

    ● f é continua e diferenciável em lR

    ● A função é estritamente decrescente.

    ● limx→ -∞ ax = + ∞

    ● limx→ +∞ ax = 0

    ● y = 0 é assimptota horizontal




    f: lR lR

    x ax





    ● Domínio = lR

    ● Contradomínio = lR+

    ● f é injectiva

    ● f(x) > 0 , ⍱ x Є lR

    ● f é continua e diferenciável em lR

    ● A função é estritamente crescente.

    ● limx→ +∞ ax = + ∞

    ● limx→ -∞ ax = 0

    ● y = 0 é assimptota horizontal




    PROPRIEDADES DA FUNÇÃO EXPONENCIAL

    Se a, x e y são dois números reais quaisquer e k é um número racional, então:

    *
    ax ay= ax + y
    *
    ax / ay= ax - y
    *
    (ax) y= ax.y
    *
    (a b)x = ax bx
    *
    (a / b)x = ax / bx
    *
    a-x = 1 / ax

    Estas relações também são válidas para exponenciais de base e (e = número de Euller = 2,718...)

    *
    y = ex se, e somente se, x = ln(y)
    *
    ln(ex) =x
    *
    ex+y= ex.ey
    *
    ex-y = ex/ey
    *
    ex.k = (ex)k
    dayane k santanna n 10 1°B
    joyce n da silva n 22 1°B

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  4. nome = Gustavo P. De Lima Somando as idades de Ana e de Beatriz obtemos 15 anos. Calcule as duas idades sabendo que o dobro da idade de Ana é igual ao quádruplo da idade de Beatriz.

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  5. Dois pacotes juntos pesam 30 kg . Quanto pesa cada um deles, se o maior tem 8 kg a mais que o menor?
    Pacote menor: x
    Pacote maior: x + 8

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  6. Uma estante custa quatro vezes o preço de uma cadeira. Qual o preço da estante, se as duas mercadorias juntas custam R$ 120,00?

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  7. gustavo p. de lima 6B Um relógio que custa R$ 250,00 está sendo vendido com o seguinte plano de pagamento: R$ 30,00 de entrada e o restante em 4 prestações iguais, sem juros.
    Qual é o valor de cada prestação?

    R$ 250 – R$ 30 = R$ 220

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  8. Um número adicionado ao seu dobro e ao seu quádruplo resulta em 84. Qual é o número?

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