quarta-feira, 19 de agosto de 2009

PARA ALUNOS DA 6ª SÉIRE DO ENSINO FUNDAMENTAL


Pesquisar uma aplicação ou criar 5 problemas envolvendo equação do 1º grau e colocar no blog.

67 comentários:

  1. 1.léticia tem 4 anos a mais q sua irmã jóice a soma das idades é 35. qual é a idade de cada uma?

    2.a metade de um numero mais a sua quarta parte é igual a 15.qual é esse numero?

    3. qual a metede de um numero somado com seu tiplo que dá 200?

    4. a soma das idades de carlos e luis é 22 sendo que luis é 4 anos mais velho q o outro.qual a idade deles?


    5. a soma das idades de ana e marina é 35 sendo q ana é3 anos mais velha q a outra.qual a idade delas?

    jheniffer de campos n: 13 6.a

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  2. Leila nº 26
    Milena nº33 s/t:6ºb

    1) o nº x almentado de 30 é igual a20.

    2) 5 - o n° x é igual a 13.

    3) a diferença entre a metade de um nº e 15 é igual a 40.

    4) somando três décimos de um nº com 12, obtemos 15

    5) a soma da4ª parte de um nº com meio é igual a 2/5.

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  3. nome:FELIPE,ALEF
    n:9,1
    serie:6a

    1. A Rita e a Filipa foram ambas para a colheita da maçã. Ao todo colheram 300 kg de maçãs, tendo a Rita colhido o quádruplo da quantidade de maçãs que a Filipa colheu.

    a) Supõe que f representa a quantidade, em kg, de maçãs colhidas pela Filipa. Qual das seguintes equações resolve o problema enunciado?

    A. 4f = 300
    B. f + 4f = 300
    C. 300 + f = 4f
    D. f + 4 + f = 300

    Resposta:
    A resposta correcta corresponde à opção ?


    b) Quantos quilogramas de maçãs colheu cada uma das amigas?

    Resposta:
    A Rita colheu ? kg de maças e a Filipa colheu apenas ? kg de maçãs.


    2. Uma peça de tecido teve de ser dividida em duas partes, sendo uma delas sete vezes maior do que a outra. Sabendo que a peça de tecido tinha inicialmente 48 metros, quantos metros tem a peça menor?



    Resposta:
    A peça menor do tecido tem quantos metros ?

    3. O Carlos e o Ricardo jogaram em sociedade no Euromilhões, tendo-lhes saído um prémio de € 60000. O Ricardo tem direito a dois terços do valor que o Carlos vai receber. Quanto recebe cada um deles?

    Resposta:
    O Carlos vai receber ? e o Ricardo ?


    4. Uma florista fez um bonito ramo com 20 flores de três tipos diferentes: - rosas, cravos e tulipas. Nesse ramos o número de rosas é igual ao triplo do número de cravos e o número de tulipas é o dobro do número das rosas.
    Quantas flores de cada tipo havia no ramo que a florista fez?



    Resposta:
    Havia no ramo ? cravos,? rosas ? tulipas?


    5. De um número inteiro sabe-se que a quarta parte desse número excede em 5 unidades a sua sexta parte. Qual é o número?

    Resposta:
    O número é o .

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  4. 1)numa balança tem 10Kg ye na outra tem 2 kg esta balança ta equilibrada e os queijos tem pessos iguais.Quantos equilograma tem cada queijo?

    (resposta:4kg)

    2)dois Argentinos um de 37 kg e os outros de 40KG equilibramos em uma gangorra,um dos curitibanos pesa 32kg e os dois irmãos,e tem pesso igual qunto pessa cada um dos irmãos?
    (resposta:cada um dos irmãos pessa 22,5 kg)

    3)A quantidade de r$400,00 reais vai ser repartida entre maria e Pedro.a diferença de quantidade,que maria e Pedro receberam e de 60,00 reais,caucule quanto maria recebera, sabendo que e a maior quantidade?

    (resposta:vai receber 230,00 reais)

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  5. nome:bruna serie:6c n:4
    1)numa balança tem 10Kg ye na outra tem 2 kg esta balança ta equilibrada e os queijos tem pessos iguais.Quantos equilograma tem cada queijo?

    (resposta:4kg)

    2)dois Argentinos um de 37 kg e os outros de 40KG equilibramos em uma gangorra,um dos curitibanos pesa 32kg e os dois irmãos,e tem
    pesso igual qunto pessa cada um dos irmãos?

    (resposta:cada um dos irmãos pessa 22,5 kg)

    3)A quantidade de r$400,00 reais vai ser repartida entre maria e Pedro.a diferença de quantidade,que maria e Pedro receberam e de 60,00 reais,caucule quanto maria recebera, sabendo que e a maior quantidade?

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  6. nome:amabyly/aline nº:02,04

    1-Dois pacotes juntos pesam 30 kg . Quanto pesa cada um deles, se o maior tem 8 kg a mais que o menor?
    Pacote menor: x
    Pacote maior: x + 8


    2-Sabendo que o triplo de um número somado com 8 é igual ao número somado com 10, descubra qual é o número?


    3-Uma estante custa quatro vezes o preço de uma cadeira. Qual o preço da estante, se as duas mercadorias juntas custam R$ 120,00?



    4-Um relógio que custa R$ 250,00 está sendo vendido com o seguinte plano de pagamento: R$ 30,00 de entrada e o restante em 4 prestações iguais, sem juros.
    Qual é o valor de cada prestação?



    5-Um número adicionado ao seu dobro e ao seu quádruplo resulta em 84. Qual é o número?

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  7. A balança está equilibrada. No prato esquerdo há um "peso" de 2Kg e duas melancias com "pesos" iguais. No prato direito há um "peso" de 14Kg. Quanto pesa cada melancia?
    honório e bruno 6ºD0

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  8. A soma das idades de André e Carlos é 22 anos. Descubra as idades de cada um deles, sabendo-se que André é 4 anos mais novo do que Carlos.
    alunos bruno e honorio 6ºD

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  9. A população de uma cidade A é o triplo da população da cidade B. Se as duas cidades juntas têm uma população de 100.000 habitantes, quantos habitantes tem a cidade B?
    bruno e honorio 6ºD

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  10. 1)numa turma de 30 alunos escrevem com a mão esquerda e 2 escrevem com as duas mãos.quantos alunos escrevem somentes com a mão esquerda ?

    2)uma casa com 250 m² de area construidos tem 4 dormitorios do mesmo tamanho qual area de cada dormitorio se os outros depedencias de cada ocupam uma area 170m²

    3)sebendo que o triplo de um numero com é igual ao numero somado com 10 descubra qual é o numero .

    4) a soma de tres numeros inteiros e consecutivo é 60 . quais são esses numeros

    5)um relogio que custa 250,00 está sendo vendido
    com o seguinte plano de pagamento de 30,00 de entrada e o restante
    em 4 prstações iguais sem juros . qual é o valor de cada prestações ?

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  11. 2)Em um terreiro há galinhas e coelhos, num total de 13 animais e 46 pés. Quantas galinhas e quantos coelhos há nesse terreno?


    3)A soma de dois números é 20. Se o dobro do maior é igual ao triplo do menor, determine o quadrado da diferença desses dois números. 4)A soma da sexta parte com a quarta parte de um determinado número é o mesmo que a diferença entre esse número e 56. Qual é o número?
    7)Numa turma de 30 alunos, 6 escrevem com a mão esquerda e 2 escrevem com as duas mãos. Quantos alunos escrevem somente com a mão esqerda?

    9)A soma de três números inteiros e consecutivos é 60. Quais são esses três números?uerda?

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  12. Uma casa com 260m2 de área construída possui 3 quartos de mesmo tamanho. Qual é a área de cada quarto, se as outras dependências da casa ocupam 140 m ]

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    1. 260-140=120:3=40,logo cada quarto terá 40m².

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  14. 1-A soma de dois números é 20. Se o dobro do maior é igual ao triplo do menor, determine o quadrado da diferença desses dois números.

    2-A soma de três números inteiros e consecutivos é 60. Quais são esses três números?

    3-A soma da sexta parte com a quarta parte de um determinado número é o mesmo que a diferença entre esse número e 56. Qual é o número?

    4-Somando as idades de Ana e de Beatriz obtemos 15 anos. Calcule as duas idades sabendo que o dobro da idade de Ana é igual ao quádruplo da idade de Beatriz.

    5-Sabendo que o triplo de um número somado com 8 é igual ao número somado com 10, descubra qual é o número?

    Nomes:Juliana e Maely numeros:31 e 24 serie/turma:6c

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  15. nomes;marecelo de lima n 32 nom;gustavo n16 1/O triplo de um numerosulbtraindo-se 26 é igual a 70 qual é ese numero? 2/ se você adicionar a quarta parte de um numero com 34 vai obter trezentos e sinquenta qual é esse numero? 3/somando se um numero com a sua quinta parte obtendo 27 qual é esse numero? 4/qual o numero que somado com a sua metade de 190 qual esse numero? 5/o triplo de um numero mais a sua metade de 40 qual é esse numero

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  16. Dois pacotes juntos pesam 30 kg . Quanto pesa cada um deles, se o maior tem 8 kg a mais que o menor?
    Pacote menor: x

    Pacote maior: x + 8 Uma estante custa quatro vezes o preço de uma cadeira. Qual o preço da estante, se as duas mercadorias juntas custam R$ 120,00?

    Um número adicionado ao seu dobro e ao seu quádruplo resulta em 84. Qual é o número?
    Um relógio que custa R$ 250,00 está sendo vendido com o seguinte plano de pagamento: R$ 30,00 de entrada e o restante em 4 prestações iguais, sem juros.
    Qual é o valor de cada prestação?

    1) Existem três números inteiros consecutivos com soma igual a 393. Que números são esses?

    1.

    A soma das idades de André e Carlos é 22 anos. Descubra as idades de cada um deles, sabendo-se que André é 4 anos mais novo do que Carlos.

    Solução: Primeiro passamos o problema para a linguagem matemática. Vamos tomar a letra c para a idade de Carlos e a letra a para a idade de André, logo a=c-4.

    Resposta: Carlos tem 13 anos e André tem 13-4=9 anos

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  17. nomes:Leonardo Soares da Silva e Luan Alves Oliveira
    numeros:28 29 6c

    1-O dobro de um numero subtraido de 20 é igual a 100.Qual é esse numero?

    2x-20=100
    2x+20=100+20
    2x=120
    x=60

    2-O triplo de um numero adsionado ao seu dobro é igual a 100.Qual é esse numero.

    3x+2x=600
    5x=600
    x=120

    3-O quintuplo de um numero adsionado a 30 é igual a 120.

    5x+30=120
    5x-30=90
    5x=90
    x=18

    4-O quaduplo de um numero subtraido a 100 é igual a300

    4x-100=300
    4x+100=300+100
    4x=400
    x=100

    5-O dobro de um numero adsionado a 60 é igual a 10

    2x+60=10
    2x-60=-50
    2x=-50
    x=-25

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  18. Nomes:Joao Vítor e Kely nº22 e 27 série 6°C

    1º Um número adicionado ao seu dobro e ao seu quádruplo resulta em 84. Qual é o número?

    Equação
    x + 2x + 4x = 84
    7x = 84
    x = 84/7
    x = 12
    O número é igual a 12.


    2º Uma estante custa quatro vezes o preço de uma cadeira. Qual o preço da estante, se as duas mercadorias juntas custam R$ 120,00?

    Equação
    x + 4x = 120
    5x = 120
    x = 120/5
    x = 24

    O preço da estante é R$ 24,00.


    3º Somando as idades de Ana e de Beatriz obtemos 15 anos. Calcule as duas idades sabendo que o dobro da idade de Ana é igual ao quádruplo da idade de Beatriz.

    Equação
    15 – 10 = 5
    2x = 4(15 – x)
    2x = 60 – 4x
    2x + 4x = 60
    6x = 60
    x = 60/6
    x = 10

    Ana tem 10 anos
    Beatriz tem 5 anos


    4º Sabendo que o triplo de um número somado com 8 é igual ao número somado com 10, descubra qual é o número?

    Equação
    3x + 8 = x + 10
    3x – x = 10 – 8
    2x = 2
    x = 2/2
    x = 1

    O número é igual a 1.


    5º Um número adicionado ao seu dobro e ao seu quádruplo resulta em 84. Qual é o número?

    Equação
    x + 2x + 4x = 84
    7x = 84
    x = 84/7
    x = 12
    O número é igual a 12.

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  19. Nomes:Joao Vítor e Kely nº22 e 27 série 6°C

    1º Um número adicionado ao seu dobro e ao seu quádruplo resulta em 84. Qual é o número?

    Equação
    x + 2x + 4x = 84
    7x = 84
    x = 84/7
    x = 12
    O número é igual a 12.


    2º Uma estante custa quatro vezes o preço de uma cadeira. Qual o preço da estante, se as duas mercadorias juntas custam R$ 120,00?

    Equação
    x + 4x = 120
    5x = 120
    x = 120/5
    x = 24

    O preço da estante é R$ 24,00.


    3º Somando as idades de Ana e de Beatriz obtemos 15 anos. Calcule as duas idades sabendo que o dobro da idade de Ana é igual ao quádruplo da idade de Beatriz.

    Equação
    15 – 10 = 5
    2x = 4(15 – x)
    2x = 60 – 4x
    2x + 4x = 60
    6x = 60
    x = 60/6
    x = 10

    Ana tem 10 anos
    Beatriz tem 5 anos


    4º Sabendo que o triplo de um número somado com 8 é igual ao número somado com 10, descubra qual é o número?

    Equação
    3x + 8 = x + 10
    3x – x = 10 – 8
    2x = 2
    x = 2/2
    x = 1

    O número é igual a 1.


    5º Um número adicionado ao seu dobro e ao seu quádruplo resulta em 84. Qual é o número?

    Equação
    x + 2x + 4x = 84
    7x = 84
    x = 84/7
    x = 12
    O número é igual a 12.

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  20. NOME;MATEUS HENRIQUE FORNEL E CREISON GARCIA DE OLIVEIRA NUMEROS 34 E 10 .O DOBRO DE UM NUMERO MAIS 15 E IGUAL A 50 QUA E ESSE NUMERO?

    O DOBRO DEUM NUMERO SUBTRAINDOCE 20 E IGUAL 30 QUA E ESSE NUMERO?

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  21. Lucas freitas dos santos nº30
    bruno de freitas nº06 6ªc

    1)o dobro de um numero somado a décima parte é 85.qual e esse numero?



    2)O quimtuplo subitraido-se por 25
    qual é esse número?


    3)a metade somada com a quarta parte é 23.qual é esse numero?


    4)A sexta parte de um número é 43
    qual é esse numero?

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  22. aluno:Andressa Ribeiro Jaques
    número:03 série/turma:6 série B

    1.

    A soma das idades de André e Carlos é 22 anos. Descubra as idades de cada um deles, sabendo-se que André é 4 anos mais novo do que Carlos.

    Solução: Primeiro passamos o problema para a linguagem matemática. Vamos tomar a letra c para a idade de Carlos e a letra a para a idade de André, logo a=c-4. Assim:

    c + a = 22
    c + (c - 4) = 22
    2c - 4 = 22
    2c - 4 + 4 = 22 + 4
    2c = 26
    c = 13

    Resposta: Carlos tem 13 anos e André tem 13-4=9 anos.
    2.

    A população de uma cidade A é o triplo da população da cidade B. Se as duas cidades juntas têm uma população de 100.000 habitantes, quantos habitantes tem a cidade B?

    Solução: Identificaremos a população da cidade A com a letra a e a população da cidade com a letra b. Assumiremos que a=3b. Dessa forma, poderemos escrever:

    a + b = 100.000
    3b + b = 100.000
    4b = 100.000
    b = 25.000

    Resposta: Como a=3b, então a população de A corresponde a: a=3×25.000=75.000 habitantes.
    3.

    Uma casa com 260m2 de área construída possui 3 quartos de mesmo tamanho. Qual é a área de cada quarto, se as outras dependências da casa ocupam 140m2?

    Solução: Tomaremos a área de cada dormitório com letra x.

    3x + 140 = 260
    3x = 260 -140
    3x = 120
    x = 40

    Resposta: Cada quarto tem 40m2.

    Exercícios: Resolver as equações

    1. 2x + 4 = 10
    2. 5k - 12 = 20
    3. 2y + 15 - y = 22
    4. 9h - 2 = 16 + 2h

    Desigualdades do primeiro grau em 1 variável

    Relacionadas com as equações de primeiro grau, existem as desigualdades de primeiro grau, (também denominadas inequações) que são expressões matemáticas em que os termos estão ligados por um dos quatro sinais:
    < menor
    > maior
    < menor ou igual
    > maior ou igual

    Nas desigualdades, o objetivo é obter um conjunto de todas os possíveis valores que pode(m) assumir uma ou mais incógnitas na equação proposta.

    Exemplo: Determinar todos os números inteiros positivos para os quais vale a desigualdade:

    2x + 2 < 14

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  24. aluno(a):Andressa Ribeiro Jaques
    Número:03 série/turma:6 B

    1.

    A soma das idades de André e Carlos é 22 anos. Descubra as idades de cada um deles, sabendo-se que André é 4 anos mais novo do que Carlos.

    Solução: Primeiro passamos o problema para a linguagem matemática. Vamos tomar a letra c para a idade de Carlos e a letra a para a idade de André, logo a=c-4. Assim:

    c + a = 22
    c + (c - 4) = 22
    2c - 4 = 22
    2c - 4 + 4 = 22 + 4
    2c = 26
    c = 13

    Resposta: Carlos tem 13 anos e André tem 13-4=9 anos.
    2.

    A população de uma cidade A é o triplo da população da cidade B. Se as duas cidades juntas têm uma população de 100.000 habitantes, quantos habitantes tem a cidade B?

    Solução: Identificaremos a população da cidade A com a letra a e a população da cidade com a letra b. Assumiremos que a=3b. Dessa forma, poderemos escrever:

    a + b = 100.000
    3b + b = 100.000
    4b = 100.000
    b = 25.000

    Resposta: Como a=3b, então a população de A corresponde a: a=3×25.000=75.000 habitantes.
    3.

    Uma casa com 260m2 de área construída possui 3 quartos de mesmo tamanho. Qual é a área de cada quarto, se as outras dependências da casa ocupam 140m2?

    Solução: Tomaremos a área de cada dormitório com letra x.

    3x + 140 = 260
    3x = 260 -140
    3x = 120
    x = 40

    Resposta: Cada quarto tem 40m2.

    Exercícios: Resolver as equações

    1. 2x + 4 = 10
    2. 5k - 12 = 20
    3. 2y + 15 - y = 22
    4. 9h - 2 = 16 + 2h

    Desigualdades do primeiro grau em 1 variável

    Relacionadas com as equações de primeiro grau, existem as desigualdades de primeiro grau, (também denominadas inequações) que são expressões matemáticas em que os termos estão ligados por um dos quatro sinais:
    < menor
    > maior
    < menor ou igual
    > maior ou igual

    Nas desigualdades, o objetivo é obter um conjunto de todas os possíveis valores que pode(m) assumir uma ou mais incógnitas na equação proposta.

    Exemplo: Determinar todos os números inteiros positivos para os quais vale a desigualdade:

    2x + 2 < 14

    ResponderExcluir
  25. aluno:Andressa Ribeiro Jaques
    número:03 série turma:6 B

    1.

    A soma das idades de André e Carlos é 22 anos. Descubra as idades de cada um deles, sabendo-se que André é 4 anos mais novo do que Carlos.

    Solução: Primeiro passamos o problema para a linguagem matemática. Vamos tomar a letra c para a idade de Carlos e a letra a para a idade de André, logo a=c-4. Assim:

    c + a = 22
    c + (c - 4) = 22
    2c - 4 = 22
    2c - 4 + 4 = 22 + 4
    2c = 26
    c = 13

    Resposta: Carlos tem 13 anos e André tem 13-4=9 anos.
    2.

    A população de uma cidade A é o triplo da população da cidade B. Se as duas cidades juntas têm uma população de 100.000 habitantes, quantos habitantes tem a cidade B?

    Solução: Identificaremos a população da cidade A com a letra a e a população da cidade com a letra b. Assumiremos que a=3b. Dessa forma, poderemos escrever:

    a + b = 100.000
    3b + b = 100.000
    4b = 100.000
    b = 25.000

    Resposta: Como a=3b, então a população de A corresponde a: a=3×25.000=75.000 habitantes.
    3.

    Uma casa com 260m2 de área construída possui 3 quartos de mesmo tamanho. Qual é a área de cada quarto, se as outras dependências da casa ocupam 140m2?

    Solução: Tomaremos a área de cada dormitório com letra x.

    3x + 140 = 260
    3x = 260 -140
    3x = 120
    x = 40

    Resposta: Cada quarto tem 40m2.

    Exercícios: Resolver as equações

    1. 2x + 4 = 10
    2. 5k - 12 = 20
    3. 2y + 15 - y = 22
    4. 9h - 2 = 16 + 2h

    Desigualdades do primeiro grau em 1 variável

    Relacionadas com as equações de primeiro grau, existem as desigualdades de primeiro grau, (também denominadas inequações) que são expressões matemáticas em que os termos estão ligados por um dos quatro sinais:
    < menor
    > maior
    < menor ou igual
    > maior ou igual

    Nas desigualdades, o objetivo é obter um conjunto de todas os possíveis valores que pode(m) assumir uma ou mais incógnitas na equação proposta.

    Exemplo: Determinar todos os números inteiros positivos para os quais vale a desigualdade:

    2x + 2 < 14

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  26. 1-Da terça parte de um número subtrai-se a quinta parte desse mesmo número. Qual é esse número?

    2-A metade de um número mais a sua quarta parte é iguala 10.Qual é esse número ?

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  27. Gabrielle sversut nº17
    Sabrina Eloiza nº39 Serie 6ºb




    1.Pense em um número, multiplique-o por 5, some 31 e o resultado é 86. Que número é esse?

    2.De um tonel de vinho, retira-se 1/5 do volume que ele continha;em seguida, retiram-se 21 litros e o tonel fica pela metade.Qual a capacidade do tonel?

    3.Uma peça de tecido teve de ser dividida em duas partes, sendo uma delas sete vezes maior do que a outra. Sabendo que a peça de tecido tinha inicialmente 48 metros, quantos metros tem a peça menor?

    4.Hoje você tem 25 anos e seu parente 42 anos. Você quer saber a quantos anos atrás seu parente tinha o dobro (2x) da tua idade. Há 8 anos atrás você tinha 17 e seu parente 34?

    5.Carlos tem 25 anos de idade e Julia tem o dobro de Carlos.Quantos anos tem Julia?

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  29. 2.

    A população de uma cidade A é o triplo da população da cidade B. Se as duas cidades juntas têm uma população de 100.000 habitantes, quantos habitantes tem a cidade B?

    Solução: Identificaremos a população da cidade A com a letra a e a população da cidade com a letra b. Assumiremos que a=3b. Dessa forma, poderemos escrever:

    a + b = 100.000
    3b + b = 100.000
    4b = 100.000
    b = 25.000

    Resposta: Como a=3b, então a população de A corresponde a: a=3×25.000=75.000 habitantes.
    3.

    Uma casa com 260m2 de área construída possui 3 quartos de mesmo tamanho. Qual é a área de cada quarto, se as outras dependências da casa ocupam 140m2?

    Solução: Tomaremos a área de cada dormitório com letra x.

    3x + 140 = 260
    3x = 260 -140
    3x = 120
    x = 40

    Resposta: Cada quarto tem 40m2.

    Exercícios: Resolver as equações

    1. 2x + 4 = 10
    2. 5k - 12 = 20
    3. 2y + 15 - y = 22
    4. 9h - 2 = 16 + 2h

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  31. DIEGO 6ª A Nº 7


    1)Em um terreiro há galinhas e coelhos, num total de 13 animais e 46 pés. Quantas galinhas e quantos coelhos há nesse terreno?

    2)A soma de dois números é 20. Se o dobro do maior é igual ao triplo do menor, determine o quadrado da diferença desses dois números

    3)Numa turma de 30 alunos, 6 escrevem com a mão esquerda e 2 escrevem com as duas mãos. Quantos alunos escrevem somente com a mão esquerda?

    4) Uma casa, com 250 m2 de área construída, tem 4 dormitórios do mesmo tamanho. Qual é a área de cada dormitório, se as outras dependências da casa ocupam uma área de 170 m2?

    5)A soma de três números inteiros e consecutivos é 60. Quais são esses três números?

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  32. KARINE E JHULYANE 17 E 16 6A
    Exemplo 1

    Somando as idades de Ana e de Beatriz obtemos 15 anos. Calcule as duas idades sabendo que o dobro da idade de Ana é igual ao quádruplo da idade de Beatriz.

    Resolução
    Ana: x
    Beatriz: 15 – x

    Equação Beatriz: 15 – 10 = 5
    2x = 4(15 – x)
    2x = 60 – 4x
    2x + 4x = 60
    6x = 60
    x = 60/6
    x = 10

    Ana tem 10 anos
    Beatriz tem 5 anos

    Exemplo 2

    Dois pacotes juntos pesam 30 kg . Quanto pesa cada um deles, se o maior tem 8 kg a mais que o menor?
    Pacote menor: x
    Pacote maior: x + 8

    Equação
    x + (x + 8) = 30 Pacote maior: 11 + 8 = 19 kg
    2x + 8 = 30 Pacote menor: 11 kg
    2x = 30 – 8
    2x = 22
    x= 22/2
    x = 11


    Exemplo 3

    Sabendo que o triplo de um número somado com 8 é igual ao número somado com 10, descubra qual é o número?

    Um número: x
    Triplo do número: 3x

    Equação
    3x + 8 = x + 10
    3x – x = 10 – 8
    2x = 2
    x = 2/2
    x = 1

    O número é igual a 1.

    Exemplo 4

    Uma estante custa quatro vezes o preço de uma cadeira. Qual o preço da estante, se as duas mercadorias juntas custam R$ 120,00?

    Preço da cadeira: x
    Preço da estante: 4x

    Equação
    x + 4x = 120
    5x = 120
    x = 120/5
    x = 24

    O preço da estante é R$ 24,00.

    Exemplo 5

    Um relógio que custa R$ 250,00 está sendo vendido com o seguinte plano de pagamento: R$ 30,00 de entrada e o restante em 4 prestações iguais, sem juros.
    Qual é o valor de cada prestação?

    R$ 250 – R$ 30 = R$ 220

    Equação
    30 + 4x = 250
    4x = 250 – 30
    4x = 220
    x = 220/4
    x = 55

    O valor de cada prestação é R$ 55,00.

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  33. KARINE E JHULYANE 17 E 16 6A
    Exemplo 1

    Somando as idades de Ana e de Beatriz obtemos 15 anos. Calcule as duas idades sabendo que o dobro da idade de Ana é igual ao quádruplo da idade de Beatriz.

    Resolução
    Ana: x
    Beatriz: 15 – x

    Equação Beatriz: 15 – 10 = 5
    2x = 4(15 – x)
    2x = 60 – 4x
    2x + 4x = 60
    6x = 60
    x = 60/6
    x = 10

    Ana tem 10 anos
    Beatriz tem 5 anos

    Exemplo 2

    Dois pacotes juntos pesam 30 kg . Quanto pesa cada um deles, se o maior tem 8 kg a mais que o menor?
    Pacote menor: x
    Pacote maior: x + 8

    Equação
    x + (x + 8) = 30 Pacote maior: 11 + 8 = 19 kg
    2x + 8 = 30 Pacote menor: 11 kg
    2x = 30 – 8
    2x = 22
    x= 22/2
    x = 11


    Exemplo 3

    Sabendo que o triplo de um número somado com 8 é igual ao número somado com 10, descubra qual é o número?

    Um número: x
    Triplo do número: 3x

    Equação
    3x + 8 = x + 10
    3x – x = 10 – 8
    2x = 2
    x = 2/2
    x = 1

    O número é igual a 1.

    Exemplo 4

    Uma estante custa quatro vezes o preço de uma cadeira. Qual o preço da estante, se as duas mercadorias juntas custam R$ 120,00?

    Preço da cadeira: x
    Preço da estante: 4x

    Equação
    x + 4x = 120
    5x = 120
    x = 120/5
    x = 24

    O preço da estante é R$ 24,00.

    Exemplo 5

    Um relógio que custa R$ 250,00 está sendo vendido com o seguinte plano de pagamento: R$ 30,00 de entrada e o restante em 4 prestações iguais, sem juros.
    Qual é o valor de cada prestação?

    R$ 250 – R$ 30 = R$ 220

    Equação
    30 + 4x = 250
    4x = 250 – 30
    4x = 220
    x = 220/4
    x = 55

    O valor de cada prestação é R$ 55,00.

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  34. nomes:Katiane e Eliane ns°8,18

    1-Juliano tem 4 anos à menos q seu amigo andrei soma das duas idades da 30. quantos anos tem o andrei?


    2- a metade de um numero mais a sua sexta parte é igual a 18. qual é esse numero?

    3-Katia é 1 ano e 5 mêses mais nova q sua irmã ana paula somando as duas idades da 31. qual é a idade delas?


    4-eliana é 1 ano e 3 mêses mais nova q sua irma sabendo-se q somando as duas idades dá 25.quantos anos elas tem?


    5- qual a metade de um numero que somando da 300?

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  35. Cassiano e Jair Nº 05 e 11 6ºa

    João tinha 12 balas a mais que Maria.E Maria tinha apenas 15 balas e ela me deu mais 3 balas.e agora fiquei com 26 balas.

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  36. um numero ma a sua terça parte é igual a 30 qual é esse número?
    R:

    um número mais sua quarta parte é igual a 90 qual é esse número?
    R:

    3 veses um numero é igual a 800 qual é esse numero?
    R:

    um numero divi divididos por 6 é igual a 650?
    R:

    um numeo mais 800 é igual a 123 qual é esse numero?
    R:]
    nome:cristianoN°6 turma 6°a turno:tarde

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  37. um numero ma a sua terça parte é igual a 30 qual é esse número?
    R:

    um número mais sua quarta parte é igual a 90 qual é esse número?
    R:

    3 veses um numero é igual a 800 qual é esse numero?
    R:

    um numero divi divididos por 6 é igual a 650?
    R:

    um numeo mais 800 é igual a 123 qual é esse numero?
    R:]
    nome:cristianoN°6 turma 6°a turno:tarde

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  38. 1) SOMANDO AS IDADESDE ANA E DE BEATRIS OBTEMOS 15 ANOS .CALCULE AS DUAS IDADES SABENDO QUE O DOBRO DA IDADE DE ANA É IGUAL AO QUADRUPLO DA IDADE DE BEATRIS

    2) DOI PACOTES JUNTOS PESAM 36KG.QUANTOPESA CADA UM DELES,SE O MAIOR TEM 8 KL A MAIS QUE O MENOR?


    3)SABENDO QUE O TRIPLO DE UM NUMERO SOMADO COM 8 É IGUAL AO NUMERO SOMADO COM 10 ,DESCUBRA QUAL É ESSE NUMERO.

    4)UMA ESTANTE CUSTA 4 VEZES O PREÇO DE UMA CADEIRA ,QUAL O PREÇO DA ESTANTE SE AS DUAS MERCADORIAS JUNTAS CUSTAM R$12O,OO?

    5) UM NUMERO ADICIONADO AO SEU DOBRO E AO SEUQUADRUPLO RESULTA EM 8,4 QUAL É ESSE NUMERO?

    BARBARA N: 31 SERIE/TURMA 6.A

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  39. 1º o triplo de um número mais a sua metade é igua a 24.Qual é esse número? 2ºA quarta parte de um numero mais 4 e igual a 300. qual essew numero?qual esse numero 3ºO triplo mais a suametade e iguala 200?qual esse numero 4ºA metade mais otriplo r igual a 150? qual esse numero 5ºA metade mais o triplo e igual a 600?qual esse numero

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  42. 1) Existem três números inteiros consecutivos com soma igual a 393. Que números são esses?

    2) Resolver as seguintes equações (na incógnita x):

    a) 5/x - 2 = 1/4 (x 0)

    b) 3bx + 6bc = 7bx + 3bc


    3) Determine um número real "a" para que as expressões (3a + 6)/ 8 e (2a + 10)/6 sejam iguais.



    4) De um tonel de vinho, retira-se 1/5 do volume que ele continha;em seguida, retiram-se 21 litros e o tonel fica pela metade.Qual a capacidade do tonel?
    A mãe de Maria e Mário comprou um saco de balas para eles. Mário separou 2/5 das balas deste pacote e, em seguida, Maria tirou 3/4 das que restaram. Finalmente, juntos comeram as 15 balas restantes. Quantas balas havia no saco?
    Divida 10.000,00entre duas pessoas de modo que a parte da primeira seja 2/3 da parte da segunda.


    5)o dobro desse numero subtraindo - se a metade é igual 30 qual é esse numero ?

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  43. 1) Existem três números inteiros consecutivos com soma igual a 393. Que números são esses?

    2) Resolver as seguintes equações (na incógnita x):

    a) 5/x - 2 = 1/4 (x 0)

    b) 3bx + 6bc = 7bx + 3bc


    3) Determine um número real "a" para que as expressões (3a + 6)/ 8 e (2a + 10)/6 sejam iguais.



    4) De um tonel de vinho, retira-se 1/5 do volume que ele continha;em seguida, retiram-se 21 litros e o tonel fica pela metade.Qual a capacidade do tonel?
    A mãe de Maria e Mário comprou um saco de balas para eles. Mário separou 2/5 das balas deste pacote e, em seguida, Maria tirou 3/4 das que restaram. Finalmente, juntos comeram as 15 balas restantes. Quantas balas havia no saco?
    Divida 10.000,00entre duas pessoas de modo que a parte da primeira seja 2/3 da parte da segunda.

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  44. CAROLINE N*7
    MICHELLY N*32/T.:6*B
    1. Introdução

    Consideremos as três igualdades abaixo:

    1ª) 2 + 3 = 5
    2ª) 2 + 1 = 5
    3ª) 2 + x = 5

    Dizemos que as duas primeiras igualdades são sentenças matemáticas fechadas, pois são definitivamente falsas ou definitivamente verdadeiras. No caso, a primeira é sempre verdadeira e a segunda é sempre falsa.

    Dizemos que a terceira igualdade é uma sentença matemática aberta, pois pode ser verdadeira ou falsa, dependendo do valor atribuído à letra x. No caso, é verdadeira quando atribuímos a x o valor 3 e falsa quando o valor atribuído a x é diferente de 3. Sentenças matemáticas desse tipo são chamadas de equações; a letra x é a variável da equação, o número 3 é a raiz ou solução da equação e o conjunto S = {3} é o conjunto solução da equação, também chamado de conjunto verdade.

    Exemplos:
    1º) 2x + 1 = 7
    3 é a única raiz, então S = {3}

    2º) 3x – 5 = –2
    1 é a única raiz, então S = {1}


    2. Resolução de uma Equação

    Resolver uma equação é determinar todas as raízes da equação que pertencem a um conjunto previamente estabelecido, chamado conjunto universo.

    1º) Resolver a equação:

    x2 = 4 em R

    As raízes reais da equação são –2 e +2, assim:



    2º) Resolver a equação:

    x2 = 4 em N

    A única raiz natural da equação é 2, assim:



    Na resolução das equações, podemos nos valer de algumas operações e transformá-las em equações equivalentes, isto é, que apresentam o mesmo conjunto solução, no mesmo universo.
    Vejamos algumas destas propriedades:
    P1) Quando adicionamos ou subtraímos um mesmo número aos dois membros de uma igualdade, esta permanece verdadeira.



    Consequência:


    Observemos a equação:


    x + 2 = 3

    Subtraindo 2 nos dois membros da igualdade, temos:



    x + 2 = 3 x + 2 -2 = 3 - 2

    Assim:

    x + 2 = 3 x = 1


    P2) Quando multiplicamos ou dividimos os dois membros de uma igualdade por um número diferente de zero, a igualdade permanece verdadeira.



    Consequência:

    Observemos a equação:

    –2x = 6

    Dividindo por –2 os dois membros da igualdade, temos:



    Assim:

    -2x = 6 x = -3



    3. Equação do 1º Grau

    Chamamos de equação do 1º grau as equações do tipo:



    onde a e b são números conhecidos com a 0.



    Exemplo:

    3x – 5 = 0 (a = 3 e b = –5)

    Para resolvermos uma equação do 1º grau, devemos isolar a incógnita em um dos membros da igualdade, usando as propriedades P1 e P2 do item anterior.



    Exemplo:

    3x – 5 = 0

    3x - 5 3x - 5 + 5 = 0 + 5

    3x - 5 = 0 3x = 5

    3x = 5

    3x = 5

    Assim: 3x - 5 = 0

    De modo abreviado, fazemos:

    3x - 5 = 0 3x = 5

    Assim:



    Podemos estabelecer uma fórmula para resolver em R a equação:



    Assim:

    ax + b = 0 ax = -b



    Exemplo:

    Resolver em R a equação:

    2x + 5 = 0





    4. Problemas do 1º Grau

    Problema é uma proposição a resolver, na qual figuram elementos conhecidos ou supostamente conhecidos, chamados dados, e elementos desconhecidos, chamados incógnitas.
    Resolver um problema é determinar os valores das incógnitas que satisfazem às condições impostas pelo enunciado.
    A resolução de um problema possui três fases:

    1) Colocar o problema em equação;
    2) Resolver a equação ou equações do problema;
    3) Interpretar os resultados ou fazer uma discussão sobre eles.

    Exercícios Resolvidos

    Resolver as equações:

    01. 3x – 5 = 2x + 6
    Resolução

    3x – 2x = 6 + 5
    x = 11
    S = {11}

    02. 2 (x + 3) + 3 (x – 1) = 7 (x + 2)

    5.Resolução

    2x + 6 + 3x – 3 = 7x + 14
    2x + 3x – 7x = 14 + 3 – 6
    –2x = 11

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  45. nomes:rafael fernando scherer,jhonno michael numeros:35,45 serie:6B

    1 A soma das idades de André e Carlos é 22 anos. Descubra as idades de cada um deles, sabendo-se que André é 4 anos mais novo do que Carlos.

    2 A população de uma cidade A é o triplo da população da cidade B. Se as duas cidades juntas têm uma população de 100.000 habitantes, quantos habitantes tem a cidade B?

    3 Uma casa com 260m2 de área construída possui 3 quartos de mesmo tamanho. Qual é a área de cada quarto, se as outras dependências da casa ocupam 140m2?

    4 A soma das idades de André e Carlos é 22 anos. Descubra as idades de cada um deles, sabendo-se que André é 4 anos mais novo do que Carlos.

    5

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  46. Nome:Ana Paula Teodoro N-44 6c
    Kalebe Carvalho n-25

    1)x+4=8

    2)-x+6=4

    3)3x+1=10

    4)2x+4=14

    5)2x+3=x+7

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  47. nomes:rafael fernando scherer,jhonny michael do rosario numeros:35,45

    1 A balança está equilibrada. No prato esquerdo há um "peso" de 2Kg e duas melancias com "pesos" iguais. No prato direito há um "peso" de 14Kg. Quanto pesa cada melancia?

    2 A soma das idades de André e Carlos é 22 anos. Descubra as idades de cada um deles, sabendo-se que André é 4 anos mais novo do que Carlos.

    3 A população de uma cidade A é o triplo da população da cidade B. Se as duas cidades juntas têm uma população de 100.000 habitantes, quantos habitantes tem a cidade B?

    4 Uma casa com 260m2 de área construída possui 3 quartos de mesmo tamanho. Qual é a área de cada quarto, se as outras dependências da casa ocupam 140m2?

    5 Determine um número real "a" para que as expressões (3a + 6)/ 8 e (2a + 10)/6 sejam iguais.

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  48. De um tonel de vinho, retira-se 1/5 do volume que ele continha;em seguida, retiram-se 21 litros e o tonel fica pela metade.Qual a capacidade do tonel?
    alunos honório e bruno da 6ªD

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  49. A mãe de Maria e Mário comprou um saco de balas para eles. Mário separou 2/5 das balas deste pacote e, em seguida, Maria tirou 3/4 das que restaram. Finalmente, juntos comeram as 15 balas restantes. Quantas balas havia no saco?
    alunos bruno e honório da 6ªD

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  50. A mãe de Maria e Mário comprou um saco de balas para eles. Mário separou 2/5 das balas deste pacote e, em seguida, Maria tirou 3/4 das que restaram. Finalmente, juntos comeram as 15 balas restantes. Quantas balas havia no saco?
    alunos bruno e honório da 6ªD

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  51. nome:Luan.


    minha mãe tinha a terça parte de um numero mais 7 ela vai obter 47.qual e esse numero?


    Lucas penssou em um numero mais a sua metade da 240.qual e esse numero?



    tenho o dobro de dinheiro que o meu pai 300.quanto eu tenho?



    fui cortar o cabelo e eu tinha um valor mais o cabelerereiro tinha o triplo de troco o valor para cortar o cabelo era 5,00



    Uma casa com 260m2 de área construída possui 3 quartos de mesmo tamanho. Qual é a área de cada quarto, se as outras dependências da casa ocupam 140m2?

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  52. Luan.n:22.6a



    minha mãe tinha a terça parte de um
    numero mais 7 ela vai obter 47.qual e esse numero?


    Lucas penssou em um numero mais a sua metade da 240.qual e esse numero?



    tenho o dobro de dinheiro que o meu pai 300.quanto eu tenho?



    fui cortar o cabelo e eu tinha um valor mais o cabelerereiro tinha o triplo de troco o valor para cortar o cabelo era 5,00



    Uma casa com 260m2 de área construída possui 3 quartos de mesmo tamanho. Qual é a área de cada quarto, se as outras dependências da casa ocupam 140m2?

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  53. 1.qual é o número que somado ao seu dobro é 300?

    2.qual é o número que somado a seu triplo é 12?

    3.qual é o dobro de um número que o resultado é 400?

    4.qual é o número que vezes três é6?

    5-um número subtraindo com seu quintúplo é igual á quinze?

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  54. 1. Introdução

    Consideremos as três igualdades abaixo:

    1ª) 2 + 3 = 5
    2ª) 2 + 1 = 5
    3ª) 2 + x = 5

    Dizemos que as duas primeiras igualdades são sentenças matemáticas fechadas, pois são definitivamente falsas ou definitivamente verdadeiras. No caso, a primeira é sempre verdadeira e a segunda é sempre falsa.

    Dizemos que a terceira igualdade é uma sentença matemática aberta, pois pode ser verdadeira ou falsa, dependendo do valor atribuído à letra x. No caso, é verdadeira quando atribuímos a x o valor 3 e falsa quando o valor atribuído a x é diferente de 3. Sentenças matemáticas desse tipo são chamadas de equações; a letra x é a variável da equação, o número 3 é a raiz ou solução da equação e o conjunto S = {3} é o conjunto solução da equação, também chamado de conjunto verdade.

    Exemplos:
    1º) 2x + 1 = 7
    3 é a única raiz, então S = {3}

    2º) 3x – 5 = –2
    1 é a única raiz, então S = {1}


    2. Resolução de uma Equação

    Resolver uma equação é determinar todas as raízes da equação que pertencem a um conjunto previamente estabelecido, chamado conjunto universo.

    1º) Resolver a equação:

    x2 = 4 em R

    As raízes reais da equação são –2 e +2, assim:



    2º) Resolver a equação:

    x2 = 4 em N

    A única raiz natural da equação é 2, assim:



    Na resolução das equações, podemos nos valer de algumas operações e transformá-las em equações equivalentes, isto é, que apresentam o mesmo conjunto solução, no mesmo universo.
    Vejamos algumas destas propriedades:
    P1) Quando adicionamos ou subtraímos um mesmo número aos dois membros de uma igualdade, esta permanece verdadeira.



    Consequência:


    Observemos a equação:


    x + 2 = 3

    Subtraindo 2 nos dois membros da igualdade, temos:



    x + 2 = 3 x + 2 -2 = 3 - 2

    Assim:

    x + 2 = 3 x = 1


    P2) Quando multiplicamos ou dividimos os dois membros de uma igualdade por um número diferente de zero, a igualdade permanece verdadeira.



    Consequência:

    Observemos a equação:

    –2x = 6

    Dividindo por –2 os dois membros da igualdade, temos:



    Assim:

    -2x = 6 x = -3



    3. Equação do 1º Grau

    Chamamos de equação do 1º grau as equações do tipo:



    onde a e b são números conhecidos com a 0.



    Exemplo:

    3x – 5 = 0 (a = 3 e b = –5)

    Para resolvermos uma equação do 1º grau, devemos isolar a incógnita em um dos membros da igualdade, usando as propriedades P1 e P2 do item anterior.



    Exemplo:

    3x – 5 = 0

    3x - 5 3x - 5 + 5 = 0 + 5

    3x - 5 = 0 3x = 5

    3x = 5

    3x = 5

    Assim: 3x - 5 = 0

    De modo abreviado, fazemos:

    3x - 5 = 0 3x = 5

    Assim:



    Podemos estabelecer uma fórmula para resolver em R a equação:



    Assim:

    ax + b = 0 ax = -b



    Exemplo:

    Resolver em R a equação:

    2x + 5 = 0





    4. Problemas do 1º Grau

    Problema é uma proposição a resolver, na qual figuram elementos conhecidos ou supostamente conhecidos, chamados dados, e elementos desconhecidos, chamados incógnitas.
    Resolver um problema é determinar os valores das incógnitas que satisfazem às condições impostas pelo enunciado.
    A resolução de um problema possui três fases:

    1) Colocar o problema em equação;
    2) Resolver a equação ou equações do problema;
    3) Interpretar os resultados ou fazer uma discussão sobre eles.

    Exercícios Resolvidos

    Resolver as equações:

    01. 3x – 5 = 2x + 6
    Resolução

    3x – 2x = 6 + 5
    x = 11
    S = {11}

    02. 2 (x + 3) + 3 (x – 1) = 7 (x + 2)

    Resolução

    2x + 6 + 3x – 3 = 7x + 14
    2x + 3x – 7x = 14 + 3 – 6
    –2x = 11

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  55. Bruna e natally n;37 e 05 6;D

    1-qual é o número que somado ao seu dobro é 300?

    2-qual é o número somado a seu triplo é 12?

    3-o doro de um número é 400?

    4-qual é o número que vezes 3 é 6?

    5-sérgio pensou em um número somou com 15 multiplicou-o por 5 e obteve60.qual é esse número

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  56. Jaqueluaine nº20 Daiane Mendes nº09

    A balança está equilibrada,no prato esquerdo há um peso de 2kg e duas melancias de pesos iguais,no outro prato há um peso de 14kg.quanto pesa cada melancia?
    2x+2=14
    2x=12
    x=6
    Um número multiplicado por 5 e adicionado com 9 dá 44.qual é esse numero?
    5x+9=44
    5x=35
    x=7
    6 mais um número é igual a 10.qual é esse numero?
    6+x=10
    x=4
    Em uma cidade há duas bibliotecas.Em uma tem 300 livros,as duas bibliotecas juntas tem 850 livros.Quantos livros tem a 2º biblioteca?
    300+x=850
    x=550
    O dobro de um número somado com 5 é igual a 91.Qual é esse número?
    2x+5=91
    2x=86
    x=43

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  57. Nome:Karyne n. 26
    Nome:Daniele n. 11

    01 – Em um sítio, entre ovelhas e cabritos, há 200 animais. Se o número de ovelhas é igual a 1/3 do número de cabritos, determine quantas são o número de ovelhas e quantos são o número de cabritos.


    02 – A soma de dois números dados é 8 e a diferença entre estes mesmos números é igual a 4. Quais sãos os números?

    03-Dois pacotes juntos pesam 30 kg . Quanto pesa cada um deles, se o maior tem 8 kg a mais que o menor?

    04-Sabendo que o triplo de um número somado com 8 é igual ao número somado com 10, descubra qual é o número?

    05-Uma estante custa quatro vezes o preço de uma cadeira. Qual o preço da estante, se as duas mercadorias juntas custam R$ 120,00?

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  58. adicionando 10 ao triplo de um numero é o mesmo que retirar 5 do seu quintuplo:

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  59. adicionado um numero com seus 2/5 encontramos 28.Que numero é esse?

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  60. dois terços de um numero é igual ao triplo da soma desse mesmo numero com dois.??????//

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  61. Uma moça usava um colar de pérolas que se rompeu. Um sexto das pérolas caiu para a direita, um quinto caiu para a esquerda, um terço a moça conseguiu pegar com a mão direita e um décimo com a mão esquerda, e 6 pérolas continuaram presas no colar. Quantas pérolas tinha esse colar?

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